quinta-feira, 26 de maio de 2011

afghan Hound



História da Raça:
A primeira menção à raça que hoje conhecemos como Afghan hound se encontra num papiro, datado aproximadamente de 400 a 3000 a . C, achado nas proximidades de Jebel Musa, localizada na pequena península do Sinai, entre o Golfo de Suez e o Golfo de Akaba, local que fazia parte do antigo Egito. Neste documento o cão é mencionado como hábil caçador e muito aceito pela nobreza. Em túmulos do vale do Nilo também foram encontradas reproduções destes animais. Acredita-se que inicialmente tenha sido presente de um Sheik a Mênfis, tendo recebido o apelido de cara de macaco.

Não se sabe exatamente quando a raça se instalou na parte norte do Afeganistão como também não foram encontrados traços de sua passagem pela Arábia ou pela, Pérsia- vias naturais de acesso.

Apesar de confirmada a origem Egípcia, há dúvidas se o Afeganistão fez grandes contribuições para o desenvolvimento da raça. Criado num país montanhoso e vivendo em regiões altas, onde invernos são especialmente severos, o Afghan pouco mudou em suas características marcantes. Pelagem compacta, sedosa, de textura fina e cobrindo todo o corpo; orelhas pendulares e um topete de pelagem sedosa no alto da cabeça. Outra característica hereditária da raça é a sua acomodação a qualquer tipo de temperatura- isto porque além de invernos gelados, o Afeganistão possui verões muito quentes.

Dotado de uma excelente visão e grande velocidade, era o cão mais indicado na caça a leopardos e na perseguição a gazelas e coelhos selvagens.





CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Com sua elegante aparência e porte altivo e aristocrata o Afghan tem conquistado muita gente e é tido por muitos como "O REI DOS CÃES".

A sua pelagem longa e sedosa, cresce gradativamente e chega ao auge quando o cão completa 3 ou 4 anos. O filhote possui apenas uma penugem por todo o corpo de textura lanosa, e um característico bigode que geralmente cai após os 12 meses.

O corpo é esguio e os ossos ilíacos aparentes, características que o tornam muito veloz. É um cão atlético e necessita de exercícios constantes. Talvez por um reflexo de seu passado de caçador, um Afghan pode fugir em disparada se tiver oportunidade.

De temperamento reservado e muitas indiferentes com estranhos, é tido como um cão independente. Porém como as demais raças, é muito apegado ao seu dono, com quem gosta de compartilhar os passeios ou descansos no sofá, a sua coma predileta.

Gosta de viver em grupo, principalmente com outros Afghan. Mas também convive com outros cães tranqüilamente . o Afghan só costuma atacar outros cães se for provocado.

Outra característica marcante na raça é a expressão original e o olhar distante, como se tivesse recordando os tempos passados. Daí vem a frase que todo criador fala: "UM AFGHAN NUNCA OLHA PARA VOCÊ, , E SIM ATRAVÉS DE VOCÊ."


CUIDADOS ESPECIAIS
Para que o cão possa Ter a pelagem completa é necessário aguns cuidados especiais de seu dono. Os banhos devem ser semanais ou no máximo a cada dez dias. Um banho bem dado, com produtos de boa qualidade dispensa as escovações durante a semana. A raça não requer tosa, mas pode ser feito o trimming no dorso e pescoço, pois neste lugares a pelagem é mais curta e lanosa.

Uma alimentação balanceada, como uma ração de boa qualidade, e exercícios constantes é o suficiente para se Ter um animal em boas condições.


PADRÃO DA RAÇA ( Bruno Tausz)


APARÊNCIA GERAL: dão a impressão de força e dignidade, combinando velocidade e vigor. A cabeça portada alta.

CARACTERÍSTICAS: expressão oriental é típica da raça. O olhar do Afghan é distante e parece ver através das pessoas.

TEMPERAMENTO: indiferente e digno, com certa coragem e determinação.

CABEÇA E CRÂNIO: crânio longo, não muito estreito, com occipital proeminente. Focinho longo, de presas fortes e stop leve. Crânio bem balanceado encimado por um longo topete. O nariz é, preferivelmente, preto sendo a cor fígado aceitável em exemplares de pelagem clara.
Olhos: de preferência escuros, não penalizado os exemplares com olhos de cor dourada. Quase triangulares, ligeiramente oblíquos, no sentido do canto interno para o canto externo.
Orelhas: de inserção baixa bem para trás, portadas rente às faces e revestidas por pêlos longos e sedosos.
Focinho: maxilares fortes, com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores se sobrepondo estreitamente com relação aos inferiores e bem alinhados na mandíbula. A mordedura em torquês é tolerada.

PESCOÇO: longo, forte, portando a cabeça alta.


ANTERIORES: ombros longos e inclinados bem alocados para trás, bem musculosos, fortes, sem serem carregados. Membros anteriores retos com boa ossatura. Visto de frente aprumados com os ombros. Cotovelos bem ajustados, trabalhando rente ao tórax.

TRONCO: linha superior é reta e de nível, de comprimento moderado bem musculosa, com a garupa inclinando-se ligeiramente na direção da cauda. Lombo reto, largo e, preferencialmente, curto. Ílios bem proeminentes e bem separados. Costelas moderadamente arqueadas e boa profundidade de peito.

POSTERIORES: fortes, com joelhos bem curvados e bem angulados. Longos entre a garupa e os jarretes que são relativamente curtos. Os ergôs podem ser removidos.

PATAS: as anteriores são fortes e muito grandes, tanto em comprimento quanto na largura e revestidas por pelagem longa e espessa. Os dedos são arqueados, metacarpos longos e flexíveis, almofadas plantares, perfeitamente apoiadas no chão. As posteriores são longas, mas não tanto quanto as anteriores, com as características de pelagem iguais.

CAUDA: de inserção baixa e tamanho médio, portada alta, quando em ação, formando um anel no final.

PELAGEM: longa e de textura muito fina na região das costelas, nos membros e nos flancos. Nos cães maduros, o pêlo é curto e denso ao longo de toda a linha superior.

COR: todas as cores são aceitas.

TAMANHO: machos de 68 a 74 cm e fêmeas de 63 a 69 cm.

MOVIMENTAÇÃO: suave e elástica, com estilo de alta classe.

FALTAS: qualquer desvio dos itens deste padrão deve ser considerado como falta e penalizada na exata proporção de sua gravidade.




NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos bem visíveis e normais, totalmente descidos na bolsa escrotal.

Fonte:saudeanimal.com.br

Afghan Hound


Afghan Hound
Nage "Travis" T pedigree nome Zhaqqari "Kicks JW AI-22 meses-Cor Preto
Grupo Hounds

Origem / História O Afghan Hound é um cão de raça antiga muito que é nativo do Sinai. Na verdade, foi representado no interior de cavernas no Afeganistão mais de 4.000 anos atrás. Eles também têm sido mencionados em papiros egípcios. Esta é uma raça que antigamente era chamado de "Greyhound Persa", e também é conhecido como um "Baluchi Hound", ou "Tazi". Por centenas de anos, galgos afegãos permaneceram nas montanhas do Afeganistão e não foram autorizados a serem exportados.

Afghan Hounds foram originalmente utilizados para os fins de gazelas caça, lobos e raposas. Pastores também utilizou esses cães como cães de guarda e pastores. Durante o século XX, porém, galgos afegãos foram levados para a Inglaterra. Quando a raça foi finalmente trazido para a América, ele desenvolveu uma reputação glamourosa e tornou-se popular como um cão de show. Foi somente na década de 1930, porém, que o American Kennel Club e Canadian Kennel Club reconheceu a raça. Em 2005, um galgo afegão que foi chamado "Snuppy" fez ondas como se tornou o primeiro cão clonado do mundo.

Aparência galgos afegãos são sighthounds com forma de olhos amendoados, e as orelhas que ficam achatadas contra a cabeça. São cães de altura com corpos esguios e casacos longos. Seu revestimento é composto de finos, cabelos sedosos. Afora isso, eles também têm cabelos curtos selas em suas costas. Eles são conhecidos por terem hipbones alta e suas caudas tem um anel ou ondulações na ponta.

Cores galgos afegãos são quase sempre de cor de areia, mas de qualquer cor é aceitável. No entanto, manchas brancas no rosto do cão está desanimado e manchas vermelhas ou pretas sobre um casaco branco normalmente não é aceitável porque as manchas são indicações de reprodução impuro.

Temperamento raça afghan hound pode demorar um pouco para housebreak e alguns deles podem ser excitadíssimo ou tímido. No entanto, eles são leais, doce, sensível e carinhosa. Na verdade, eles têm mesmo sido apelidado como o "rei dos cães", já que é corajoso, nobre, elegante e majestoso. Esses cães se dão muito bem com outros animais que são criados com elas. Eles também são tolerantes com as crianças, apesar de bem-comportados filhos e os filhos mais velhos são os companheiros preferível Afghan Hound.

Altura e Peso 63,5-73,5 cm de altura e 23-27 kg de peso. Os machos são maiores que as fêmeas e na extremidade superior dos intervalos de tamanho.

Problemas de saúde comuns problemas de saúde A maioria dos cães do Afeganistão são o câncer e alergias. Afora isso, galgos afegãos têm baixa tolerância a dor, o que leva a eles terem dificuldade em lidar até mesmo com pequenos ferimentos. Eles também são muito sensíveis à anestesia.

Condições de Vida galgos afegãos vão se contentar em viver alarge ou apartamento apartamento contanto que começ a abundância do exercício diário. Eles obviamente preferiria estar vivendo em uma propriedade com um porte agradável jardim.

Exercício Requisitos Desde galgos afegãos são cães com altos níveis de energia, devem ser tomadas para longas caminhadas diárias. Eles também devem ser concedidos pelo menos 30 minutos todos os dias para fora da ligação de correr em espaços abertos.

Formação Requisitos Formação galgos afegãos pode ser realmente um desafio para os proprietários, mas estes são os cães que são rápidos para aprender. Se galgos afegãos não são treinados adequadamente, podem tornar-se destrutivo. Eles também são conhecidos por se comportar tanto como os gatos, e os proprietários não devem se surpreender ao descobrir que estes cães, por vezes, ignorar os comandos ao invés de respeitá-las. Uma vez que estes cães se inclinam para a independência em vez de, tipo obediência, mas uma educação firme é necessário. Aqueles que são apenas os proprietários de cães Afghan novato pode ir a programas de treinamento de cães locais para saber mais sobre como treinar os seus cães.

Eles são uma raça de cão com um instinto tão forte perseguição ensinando-lhes a recordação vai exigir paciência e persistência particular.

Expectativa de vida A vida de galgos afegãos é de aproximadamente 12-14 anos.

Higiene Desde Hounds afegão há muito tempo, casacos grossos, grooming deve ser feito com cuidado. Ar-amortecido escovas ou pinbrushes vai ser bom para pentear o pêlo do cachorro. É importante que as afegãs Hound casaco não sofre corte. Banhos galgos afegãos e limpeza da orelha suas passagens uma vez por semana será bom para o cão

Nenhum comentário:

Postar um comentário